Leia aqui: https://scholar.google.com/citations?user=hRxvElUAAAAJ&hl=pt-BR#d=gs_md_cita-d&u=%2Fcitations%3Fview_op%3Dview_citation%26hl%3Dpt-BR%26user%3DhRxvElUAAAAJ%26citation_for_view%3DhRxvElUAAAAJ%3ATyk-4Ss8FVUC%26tzom%3D240

Este artigo traz informações sobre os espaços da infância do povo indígena Terena, sob a perspectiva de professores Terena da Aldeia Limão Verde, localizada no município de Aquidauana, estado de Mato Grosso do Sul (Brasil). O texto é resultado de imersão realizada durante as pesquisas de campo do doutorado, onde utilizou-se a pesquisa participativa como método de coleta de dados. Durante a pesquisa, foi realizada a aplicação de questionários, entrevistas gravadas e visitas à escola municipal indígena Lutuma Dias. Desta forma, este texto reúne parte do material utilizado na construção da tese de doutorado e neste momento, busca apresentar como os professores definem os espaços-tempos da infância da criança Terena. Para isso utilizamos das narrativas coletadas durante a pesquisa de campo. Além das informações obtidas junto aos professores, utiliza-se as observações anotadas em caderno de campo e referenciais teóricos que auxiliam na problematização das diferentes infâncias, em especial a indígena, a fim de levar ao leitor uma das diversas infâncias existentes, proporcionando argumentos para a problematização do local da infância na estrutura social de cada povo e das instituições voltadas as crianças.