Sobre este repositório
Por que um Repositório?
Currículo lattes
A atuação de Naine Terena vai além das suas ações profissionais. Aliás, é holística, pois, Naine se utiliza das ferramentas adquiridas no decorrer dos tempos, para falar de questões que são importantes para todas as pessoas. E é a partir de sua presença e articulação que temos mudanças importantes em alguns setores da sociedade brasileira e internacional. Por exemplo, Naine foi uma das primeiras pessoas indígenas a discutir a psicologia para povos indígenas. Também, uma das primeiras mulheres indígenas brasileiras a produzir audiovisual, com enfoque no videoarte e também a pesquisar sobre a arte indígena.
Ela propõe o que chama de Quarto momento da história indígena, a partir do estudo minucioso de muitos outros momentos e vertentes da história indígena. Advoga pelas manifestações estéticas indígenas no circuito das artes e a geração de renda e a melhoria das relações com as artesanias indígenas. Sua atuação também é bastante inovadora, quando movimenta projetos de pesquisas com financiamentos de Agencias de fomento científico.
Para além disso, movimenta e move mulheres em diferentes perspectivas de atuação, fortalecendo as redes e propondo uma cadeia criativa, de apoio e de visibilidade. Nesta página é possível ver um pouco mais de sua atuação e como essa atuação impactou na história indigena brasileira, tanto no campo acadêmico, como nas políticas e gestão cultural.
Do site pnbonline
“Naine Terena de Jesus tem um grande currículo. Indígena da etnia Terena, Naine é doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), título difícil de ser alcançado. Segundo dados do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), cerca de 0,1% da população brasileira chega a este grau de formação. Não há uma pesquisa formal quanto ao número de indígenas que já se tornaram doutores no Brasil, mas não é difícil imaginar que este universo seja ainda mais restrito no nosso país.”
Fique Por dentro
Nesta seção temos um direcionamento para vários links que indicam a produção de Naine
Sobre racismo, colonialismo, branquitude e apagamentos
https://www.digitalexhibitions.manchester.ac.uk/s/carla-pt/page/naine-terena
https://blog.artsoul.com.br/naine-terena-educacao-arte-como-plataformas-de-transformacao/
Art
Mudanças climáticas, bem viver
Arte, arte indígena
https://www.instagram.com/reel/DFNoj_kI2H1/
.https://www.museuparanaense.pr.gov.br/Noticia/Naine-Terena-fala-sobre-o-papel-dos-museus-nos-processos-e-reencontros-com-acervos-e-arte
https://www.clarkart.edu/research-academic/art-worlds-of-brazil/naine-terena
https://revistazum.com.br/author/naine-terena/
“Eu estava aqui o tempo todo, só você não viu [?]” – a arte brasileira feita por indígenas
A gaiola está com a porta aberta, passarinho…
Eu estava aqui o tempo todo, só você não viu – parte 2
Um passo para a frente, um passo para trás, um iPhone na mão
Textos jornalísticos, colunas entre outras contribuições
https://projetocolabora.com.br/author/naine-terena/ 2H1/
Coletividade, autonomia e estrangeiros indígenas na Bienal de Veneza’,
Na mídia: entrevistas e menções
https://projetocolabora.com.br/author/naine-terena/ 2H1/
.https://amlatina.contemporaryand.com/pt/people/naine-terena/
https://www.instagram.com/reel/C_4HB2syuFa
A arte funciona como instrumento de luta para os indígenas”
Naine Terena: arte como contranarrativa ao racismo estrutural que afeta os indígenas no Brasil
Elas estão levando a cultura indígena para a universidade
Naíne Terena – Índia Empoderada
Com mais mestres e doutores, indígenas recontam suas próprias histórias
Textos críticos e catálogo de arte
Conceição dos Bugres: Tudo é da Natureza do Mundo [The Nature of the World]
Luiz Zerbini: A mesma história nunca é a mesma
Estrangeiros em Todo Lugar | Catálogo da 60ª Exposição Internacional de Arte
Moquem Surari – arte indígena contemporânea
Diários visuais
Naine Terena utiliza um termo afetivo para mencionar a produção visual dos povos indígenas em qualquer esfera: Diários visuais. Para ela, os diários visuais reúnem sensações, emoções, cotidianos indígenas em diferentes escalas, sendo um documento de memória importante, assim como os diários de campo, ou os diários pessoais.